Memórias primárias

Quanto às memórias primárias é costume considerar:

  • Memórias ROM (“Read Only Memory”) ou memórias só de leitura;
  • Memórias RAM (“Random Access Memory”) ou memórias de acesso aleatório, em que são feitas operações de leitura e de escrita de dados.

As memórias do tipo ROM são utilizadas principalmente para incluir instruções de rotina para o funcionamento básico de um computador, como as operações de arranque ou de interacção com dispositivos de I/O.

Quanto às memórias do tipo RAM, é onde são introduzidos e guardados temporariamente os programas e os dados com que o computador trabalha em cada sessão.

Uma memória Cache é uma memória com uma velocidade de funcionamento superior à RAM principal e que é colocada entre esta e o processador com o objectivo de o abastecer com instruções e dados de uma forma mais rápida, suprimindo os tempos de espera do processador.

Comentários

  1. Memórias primárias: também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar directamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a memória RAM (volátil), memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Estrutura genérica de um computador

Sistemas monoposto, multiposto e redes de computadores