Estrutura genérica de um computador
Basicamente, um computador é uma máquina ou conjunto de dispositivos mecânicos, electrónicos e electromecânicos, capazes de processar informação. A estrutura de um sistema informático pode ser vista, de forma simplificada, como consistindo em: Um processador ou unidade central de processamento; Dispositivos de entrada ou de input; Dispositivos de saída ou de output. Os dados ou informação são introduzidos através de um ou mais dispositivos de entrada ou input, de onde são canalizados para a unidade central de processamento (CPU – “Central Processing Unit”) e, daí, os resultados poderão ser enviados para dispositivos de saída ou output. Esta estrutura básica de um sistema informático só fica completa se considerarmos a intervenção de dispositivos de memória ou armazenamento de dados, os quais, normalmente, actuam como dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output (I/O). Um sistema informático não é constituído apenas por dispositivos físicos ou de hardware; para que esse...
E para que serve um Sistema Operativo?
ResponderEliminar... se não houver programadores a fazer programas para ele?
É exactamente isso que se passa com o Windows Vista da Microsoft. E embora a MS anuncie que aquilo é um sucesso (pudera - com o Vista a ser impingido em quase todos os computadores novos, mesmo que depois muitos deles sejam "downgraded" para o XP ou até mesmo Linux) a verdade é que a realidade é um pouco diferente: como se pode ver neste relatório.
Apenas 8% dos programadores inquiridos estão a desenvolver programas para o Vista. 8%!
Compare-se com a percentagem que ainda trabalha para o XP: 49%.
E mesmo para 2009, o panorama não é animador para a MS, subindo de 9% para 24%, mas mesmo assim abaixo do XP, com 29% da quota.
O grande vencedor tem sido o Mac OS com uma explosão no número de programadores a trabalhar para ele, assim como o Linux que vem lentamente (mas constantemente) a ganhar mercado.