Estrutura genérica de um computador
Basicamente, um computador é uma máquina ou conjunto de dispositivos mecânicos, electrónicos e electromecânicos, capazes de processar informação. A estrutura de um sistema informático pode ser vista, de forma simplificada, como consistindo em: Um processador ou unidade central de processamento; Dispositivos de entrada ou de input; Dispositivos de saída ou de output. Os dados ou informação são introduzidos através de um ou mais dispositivos de entrada ou input, de onde são canalizados para a unidade central de processamento (CPU – “Central Processing Unit”) e, daí, os resultados poderão ser enviados para dispositivos de saída ou output. Esta estrutura básica de um sistema informático só fica completa se considerarmos a intervenção de dispositivos de memória ou armazenamento de dados, os quais, normalmente, actuam como dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output (I/O). Um sistema informático não é constituído apenas por dispositivos físicos ou de hardware; para que esse...
Multi boot é um sistema que permite a escolha de um entre vários sistemas operacionais instalados num mesmo microcomputador quando o mesmo é ligado. Nesta definição, considera-se "sistema" um conjunto de elementos que interagem. Desses elementos, é fundamental a existência de um programa gerenciador de boot (boot manager ou gerenciador de arranque) que permita a escolha do sistema operacional.
ResponderEliminarUm microcomputador com dois ou mais sistemas operacionais instalados, mas que não tem o gerenciador de boot terá um sistema operacional "padrão" e poderá usar outro sistema operacional se o processo de boot for feito através de mídia removível. Neste caso, o microcomputador não tem (ou não é) dual boot.
Normalmente para se fazer isso é necessário que se instale primeiro o sistema operacional mais antigo, exemplo: Se você for fazer um dual boot com o Windows 98 e Windows XP é necessário que você instale primeiro o Windows 98 na partição 1 (C:) e depois o Windows XP na partição 2 (D:), porém isto não é necessariamente uma regra. Feito isso, toda vez ao iniciar o computador aparecerá uma lista para você escolher em qual sistema deseja entrar.
Pelo dual boot, é possível instalar mais de um sistema operacional, como por exemplo o Windows e o Linux (e outros sistemas operacionais) em um mesmo HD (em partições diferentes, obviamente). Também é possível instalar uma distribuição Linux com vários kernels (com uma opção para cada kernel no boot manager) ou várias distribuições Linux, cada uma com um ou mais kernels.
Um dos boot managers mais populares na atualidade é o GNU GRUB, do projeto GNU, bastante usado no Linux e em alguns outros sistemas operacionais. O LILO também é bastante usado no Linux.
Dual Boot:
ResponderEliminar"Dual boot" é o nome do processo usado para instalar e executar dois sistemas operacionais diferentes.
Normalmente, só um sistema operacional pode ser executado em um computador. Isto acontece porque há somente um espaço disponível para armazenar as informações de inicialização do sistema operacional.
O sistema 'dual boot' utiliza um artifício inteligente para permitir que dois sistemas operacionais sejam inicializados (um de cada vez, claro). Ao ligar o computador um menu é exibido perguntando qual sistema você deseja iniciar