ISO foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores. Sua arquitetura é chamada OSI (Open Systems Interconnection), Camadas OSI ou Interconexão de Sistemas Abertos.
Esta arquitetura é um modelo que divide as redes de computadores em sete camadas, de forma a se obter camadas de abstração. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.
Modelo OSI • O modelo OSI consiste num conjunto de protocolos abertos para o fabrico de equipamento e desenvolvimento de Software, destinados a funcionar em redes de computadores
propósito deste modelo de referência, que é um norma internacional, é proporcionar uma base comum à coordenação do desenvolvimento de normas para a interligação de sistemas, enquanto assegura igualmente a continuidade através da consideração dos sistemas actuais, enquadrando-os no modelo de referência.
O termo interligação de sistemas abertos (OSI) pretende qualificar normas para a troca de informação entre sistemas abertos entre si para o propósito de comunicar, utilizando mutuamente os normas especificados.
O facto de um sistema ser aberto não implica uma implementação particular do sistema, tecnologia ou meios de interligação, mas refere ao reconhecimento mutuo de sistemas e suporte dos normas aplicáveis.
1 - Camada Física A camada física define as características técnicas dos dispositivos elétricos (físicos) do sistema. Ela contém os equipamentos de cabeamento ou outros canais de comunicação (ver modulação) que se comunicam diretamente com o controlador da interface de rede. Preocupa-se, portanto, em permitir uma comunicação bastante simples e confiável, na maioria dos casos com controle de erros básico:
Move bits (ou bytes, conforme a unidade de transmissão) através de um meio de transmissão. Define as características elétricas e mecânicas do meio, taxa de transferência dos bits, tensões etc. Controle de acesso ao meio. Controle da quantidade e velocidade de transmissão de informações na rede. Não é função do nível físico tratar problemas como erros de transmissão, esses são tratados pelas outras camadas do modelo OSI.
3 - Camada de Rede Ver artigo principal: Camada de rede A camada de Rede é responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos (ou IP) em endereços físicos , de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada também determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, baseada em fatores como condições de tráfego da rede e prioridades.
Essa camada é usada quando a rede possui mais de um segmento e, com isso, há mais de um caminho para um pacote de dados percorrer da origem ao destino.
Funções da Camada:
Encaminhamento, endereçamento, interconexão de redes, tratamento de erros, fragmentação de pacotes, controle de congestionamento e sequenciamento de pacotes.
Movimenta pacotes a partir de sua fonte original até seu destino através de um ou mais enlaces. Define como dispositivos de rede descobrem uns aos outros e como os pacotes são roteados até seu destino final.
7 - Camada de Aplicação A camada de aplicação faz a interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede. Por exemplo, ao solicitar a recepção de e-mails através do aplicativo de e-mail, este entrará em contato com a camada de Aplicação do protocolo de rede efetuando tal solicitação. Tudo nesta camada é direcionado aos aplicativos. Telnet e FTP são exemplos de aplicativos de rede que existem inteiramente na camada de aplicação. Como podemos observar, o modelo de protocolo trabalha com 7 camadas para padronizar a transmissão de dados em uma rede.Essas camadas nem sempre são as mesmas que iremos encontrar nos outros protocolos, mas o processo de troca de informações é o mesmo.
7 - Camada de aplicação: É a camada mais alta do modelo em questão e que fornece os serviços directamente às aplicações do utilizador, tendo como função o caminho por onde as informações entram e saem do ambiente OSI.
Resumo:
1 - Camada Física --> Ligação, cabos 2 - Camada de Ligação de Dados --> Controlo de transmissão 3 - Camada de Rede --> Gestão de endereçamento de dados 4 - Camada de Transporte --> Controlo de transporte de dados 5 - Camada de Sessão --> Regras de comunicação 6 - Camada de Apresentação --> Representação de dados 7 - Camada de Aplicação --> Suporte de aplicações
A camada de transporte é responsável por usar os dados enviados pela camada de Sessão e dividi-los em pacotes que serão transmitidos para a camada de Rede. No receptor, a camada de Transporte é responsável por pegar os pacotes recebidos da camada de Rede, remontar o dado original e assim enviá-lo à camada de Sessão.
Isso inclui controle de fluxo, ordenação dos pacotes e a correção de erros, tipicamente enviando para o transmissor uma informação de recebimento, informando que o pacote foi recebido com sucesso.
A camada de Transporte separa as camadas de nível de aplicação (camadas 5 a 7) das camadas de nível físico (camadas de 1 a 3). A camada 4, Transporte, faz a ligação entre esses dois grupos e determina a classe de serviço necessária como orientada a conexão e com controle de erro e serviço de confirmação, sem conexões e nem confiabilidade.
O objetivo final da camada de transporte é proporcionar serviço eficiente, confiável e de baixo custo. O hardware e/ou software dentro da camada de transporte e que faz o serviço é denominado entidade de transporte.
O que é?O modelo OSI consiste num conjunto de protocolos abertos (normas que podem ser adoptadas livremente) para o fabrico de equipamentos e desenvolvimento de software, destinados a funcionar em rede. Este modelo subdivide-se, no processo global da comunicação de dados entre computadores em sete níveis ou camadas (layer)cada uma das quais com determinadas funções especificas.
Modelo OSI Camadas e o seu significado. Cama1-camada física: Define as características dos meios físicos de transmissão da rede. exemplos: conectores, interfaces, codificação e modelação de sinais. 2-camada de ligação de dados: Procede a montagem dos pacotes de bits no formato apropriado à sua transmissão na rede; controla o acesso aos meios físicos de transmissão e o fluxo de pacotes enter os nós da rede; e faz o controlo de erros. 3-Camada de rede: Estabelece um caminho através dos nós da rede ou interligação de ordens. 4-Camada de transporte: Controla o fluxo de informação recebida e transmitida, por forma a que os pacotes das mensagens sejam entregues correctamente. 5-Camada de sessão: Estabelece e mantém coordenado o intercâmbio de dados entre emissor e receptor durante uma sessão de comunicação. 6-camada de apresentação: Contribui para a codificação de dados ao nível do seu formato individual; procede a conversões de formatos individual; procede a conversões de formatos entre sistemas diferentes. 7-camada de aplicação: Estabelece um interface entre o software de aplicação de utilizador e as camadas inferiores.
Basicamente, um computador é uma máquina ou conjunto de dispositivos mecânicos, electrónicos e electromecânicos, capazes de processar informação. A estrutura de um sistema informático pode ser vista, de forma simplificada, como consistindo em: Um processador ou unidade central de processamento; Dispositivos de entrada ou de input; Dispositivos de saída ou de output. Os dados ou informação são introduzidos através de um ou mais dispositivos de entrada ou input, de onde são canalizados para a unidade central de processamento (CPU – “Central Processing Unit”) e, daí, os resultados poderão ser enviados para dispositivos de saída ou output. Esta estrutura básica de um sistema informático só fica completa se considerarmos a intervenção de dispositivos de memória ou armazenamento de dados, os quais, normalmente, actuam como dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output (I/O). Um sistema informático não é constituído apenas por dispositivos físicos ou de hardware; para que esse...
Os sistemas informáticos podem classificar-se segundo vários critérios, sendo os principais: O número de utilizadores e de tarefas com que o sistema pode trabalhar em simultâneo; O tamanho ou a capacidade do sistema; As famílias dos processadores.
Quanto ao número de utilizadores e tarefas, os sistemas informáticos podem classificar-se em: Sistemas monoposto Sistemas multiposto Redes de computadores Sistema monoposto Monoposto – monotarefa Monopoto – multitarefa Sistema multiutilizador Sistema multiposto Redes de computadores Um sistema informático diz-se monoutilizador ou monoposto, se consiste apenas num posto de trabalho, ou, por outras palavras, não permite mais do que um utilizador ao mesmo tempo – como é o caso da maioria dos computadores pessoais. Um sistema multiposto ou multiutilizador, em contrapartida, é todo aquele que consiste em vários postos de trabalho, portanto, permite vários utilizadores em simultâneo. Se um sistema monoposto permite trabalhar apenas com um programa de cada vez ou realizar apenas uma tarefa em cada momento, diz-se que é monoprograma ou monotarefa. Se um sistema tem capacidade para trabalhar com vários programas...
ISO foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores. Sua arquitetura é chamada OSI (Open Systems Interconnection), Camadas OSI ou Interconexão de Sistemas Abertos.
ResponderEliminarEsta arquitetura é um modelo que divide as redes de computadores em sete camadas, de forma a se obter camadas de abstração. Cada protocolo implementa uma funcionalidade assinalada a uma determinada camada.
Modelo OSI
ResponderEliminar• O modelo OSI consiste num conjunto de protocolos abertos para o fabrico de equipamento e desenvolvimento de Software, destinados a funcionar em redes de computadores
propósito deste modelo de referência, que é um norma internacional, é proporcionar uma base comum à coordenação do desenvolvimento de normas para a interligação de sistemas, enquanto assegura igualmente a continuidade através da consideração dos sistemas actuais, enquadrando-os no modelo de referência.
ResponderEliminarO termo interligação de sistemas abertos (OSI) pretende qualificar normas para a troca de informação entre sistemas abertos entre si para o propósito de comunicar, utilizando mutuamente os normas especificados.
O facto de um sistema ser aberto não implica uma implementação particular do sistema, tecnologia ou meios de interligação, mas refere ao reconhecimento mutuo de sistemas e suporte dos normas aplicáveis.
1 - Camada Física
ResponderEliminarA camada física define as características técnicas dos dispositivos elétricos (físicos) do sistema. Ela contém os equipamentos de cabeamento ou outros canais de comunicação (ver modulação) que se comunicam diretamente com o controlador da interface de rede. Preocupa-se, portanto, em permitir uma comunicação bastante simples e confiável, na maioria dos casos com controle de erros básico:
Move bits (ou bytes, conforme a unidade de transmissão) através de um meio de transmissão.
Define as características elétricas e mecânicas do meio, taxa de transferência dos bits, tensões etc.
Controle de acesso ao meio.
Controle da quantidade e velocidade de transmissão de informações na rede.
Não é função do nível físico tratar problemas como erros de transmissão, esses são tratados pelas outras camadas do modelo OSI.
3 - Camada de Rede
ResponderEliminarVer artigo principal: Camada de rede
A camada de Rede é responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos (ou IP) em endereços físicos , de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada também determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, baseada em fatores como condições de tráfego da rede e prioridades.
Essa camada é usada quando a rede possui mais de um segmento e, com isso, há mais de um caminho para um pacote de dados percorrer da origem ao destino.
Funções da Camada:
Encaminhamento, endereçamento, interconexão de redes, tratamento de erros, fragmentação de pacotes, controle de congestionamento e sequenciamento de pacotes.
Movimenta pacotes a partir de sua fonte original até seu destino através de um ou mais enlaces.
Define como dispositivos de rede descobrem uns aos outros e como os pacotes são roteados até seu destino final.
7 - Camada de Aplicação
ResponderEliminarA camada de aplicação faz a interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede. Por exemplo, ao solicitar a recepção de e-mails através do aplicativo de e-mail, este entrará em contato com a camada de Aplicação do protocolo de rede efetuando tal solicitação. Tudo nesta camada é direcionado aos aplicativos. Telnet e FTP são exemplos de aplicativos de rede que existem inteiramente na camada de aplicação.
Como podemos observar, o modelo de protocolo trabalha com 7 camadas para padronizar a transmissão de dados em uma rede.Essas camadas nem sempre são as mesmas que iremos encontrar nos outros protocolos, mas o processo de troca de informações é o mesmo.
7 - Camada de aplicação:
ResponderEliminarÉ a camada mais alta do modelo em questão e que fornece os serviços directamente às aplicações do utilizador, tendo como função o caminho por onde as informações entram e saem do ambiente OSI.
Resumo:
1 - Camada Física --> Ligação, cabos
2 - Camada de Ligação de Dados --> Controlo de transmissão
3 - Camada de Rede --> Gestão de endereçamento de dados
4 - Camada de Transporte --> Controlo de transporte de dados
5 - Camada de Sessão --> Regras de comunicação
6 - Camada de Apresentação --> Representação de dados
7 - Camada de Aplicação --> Suporte de aplicações
A camada de transporte é responsável por usar os dados enviados pela camada de Sessão e dividi-los em pacotes que serão transmitidos para a camada de Rede. No receptor, a camada de Transporte é responsável por pegar os pacotes recebidos da camada de Rede, remontar o dado original e assim enviá-lo à camada de Sessão.
ResponderEliminarIsso inclui controle de fluxo, ordenação dos pacotes e a correção de erros, tipicamente enviando para o transmissor uma informação de recebimento, informando que o pacote foi recebido com sucesso.
A camada de Transporte separa as camadas de nível de aplicação (camadas 5 a 7) das camadas de nível físico (camadas de 1 a 3). A camada 4, Transporte, faz a ligação entre esses dois grupos e determina a classe de serviço necessária como orientada a conexão e com controle de erro e serviço de confirmação, sem conexões e nem confiabilidade.
O objetivo final da camada de transporte é proporcionar serviço eficiente, confiável e de baixo custo. O hardware e/ou software dentro da camada de transporte e que faz o serviço é denominado entidade de transporte.
O que é?O modelo OSI consiste num conjunto de protocolos abertos (normas que podem ser adoptadas livremente) para o fabrico de equipamentos e desenvolvimento de software, destinados a funcionar em rede.
ResponderEliminarEste modelo subdivide-se, no processo global da comunicação de dados entre computadores em sete níveis ou camadas (layer)cada uma das quais com determinadas funções especificas.
Modelo OSI
ResponderEliminarCamadas e o seu significado.
Cama1-camada física: Define as características dos meios físicos de transmissão da rede. exemplos: conectores, interfaces, codificação e modelação de sinais.
2-camada de ligação de dados: Procede a montagem dos pacotes de bits no formato apropriado à sua transmissão na rede; controla o acesso aos meios físicos de transmissão e o fluxo de pacotes enter os nós da rede; e faz o controlo de erros.
3-Camada de rede: Estabelece um caminho através dos nós da rede ou interligação de ordens.
4-Camada de transporte: Controla o fluxo de informação recebida e transmitida, por forma a que os pacotes das mensagens sejam entregues correctamente.
5-Camada de sessão: Estabelece e mantém coordenado o intercâmbio de dados entre emissor e receptor durante uma sessão de comunicação.
6-camada de apresentação: Contribui para a codificação de dados ao nível do seu formato individual; procede a conversões de formatos individual; procede a conversões de formatos entre sistemas diferentes.
7-camada de aplicação: Estabelece um interface entre o software de aplicação de utilizador e as camadas inferiores.