Basicamente, um computador é uma máquina ou conjunto de dispositivos mecânicos, electrónicos e electromecânicos, capazes de processar informação. A estrutura de um sistema informático pode ser vista, de forma simplificada, como consistindo em: Um processador ou unidade central de processamento; Dispositivos de entrada ou de input; Dispositivos de saída ou de output. Os dados ou informação são introduzidos através de um ou mais dispositivos de entrada ou input, de onde são canalizados para a unidade central de processamento (CPU – “Central Processing Unit”) e, daí, os resultados poderão ser enviados para dispositivos de saída ou output. Esta estrutura básica de um sistema informático só fica completa se considerarmos a intervenção de dispositivos de memória ou armazenamento de dados, os quais, normalmente, actuam como dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output (I/O). Um sistema informático não é constituído apenas por dispositivos físicos ou de hardware; para que esse...
Sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. Um velocímetro analógico de ponteiros, um termômetro analógico de mercúrio, uma balança analógica de molas, são exemplos de sinais lidos de forma direta sem passar por qualquer decodificação complexa, pois as variáveis são observadas diretamente. Para entender o termo analógico, é útil contrastá-lo com o termo digital.
ResponderEliminarSinal Digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e em amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e que o conjunto de valores que pode assumir é finito.
ResponderEliminarUm sinal analógico varia no tempo de um modo análogo ao da propriedade física que
ResponderEliminaresteve na sua origem. Estes sinais são contínuos e podem assumir qualquer valor
entre dois limites. Um exemplo de sinal analógico é a voltagem gerada por um
microfone, já que é proporcional ao gráfico do deslocamento em função do tempo, das
moléculas do ar que se encontra à sua frente.
Um sinal digital não varia continuamente ao longo do tempo, apenas pode assumir
dois valores, digamos 0 ou 1; é essencialmente uma representação codificada da
informação original. Um exemplo de sinal digital é a sequência de altas e baixas
voltagens produzida durante uma chamada telefónica digital.
Ilustra-se, em anexo, a conversão de um sinal analógico em digital, propondo-se um
exercício sobre a conversão inversa.
* O sinal analógico é a representação exata de algo, mas sofre perdas com o tempo
ResponderEliminar* O sinal digital é a representação aproximada de algo, mas não se modifica com o tempo
A diferença entre o sistema analógico e o digital está, basicamente, na forma como a informação é enviada do celular à torre. Nos dois sistemas, a voz é enviada por ondas de rádio, mas os telefones digitais convertem o que está sendo falado em uma série de números ou dígitos (combinação binária). Já no sistema analógico, a voz é enviada no mesmo formato em que as palavras foram faladas. E o que isso significa? No sistema digital a conversação é muito menos suscetível a ruídos e interferências do que no sistema analógico, o que torna praticamente impossível a escuta clandestina. Além disso, a tecnologia digital permite a oferta de serviços avançados, como identificador de chamadas e as mensagens de texto. Isso sem falar na economia de bateria, pois a transmissão do sinal no sistema digital requer menos potência do que no sistema analógico.
ResponderEliminarSinais digitais são significativamente diferentes dos sinais analógicos tradicionais. O diagrama seguinte ilustra como um sinal digital é visto pelo analisador de espectro, e mostra as duas mais importantes medidas básicas: o nível de potência do sinal e a portadora em relação ao ruído (C/N). A medida do nível de sinal é útil, quando se alinha uma antena e/ou ajusta-se um amplificador. Em geral, um sinal mais forte é melhor, a menos que sature o amplificador ou receptor. A relação de C/N provê uma medida da qualidade do sinal. Quanto maior é a diferença entre C/N, menos erros serão recebidos pelo receptor. Infelizmente, alguns tipos de deteriorações de sinal que afetam o desempenho do sistema digital, podem permanecer escondidos dentro do sinal, que é denominado “haystack”. Estas deteriorações não aparecerão na relação de C/N; porém, elas aparecerão na medição da Taxa de Erro por Bit, denominada “BER”.
ResponderEliminarO Hugo copiou a definição que criei em meu blog: http://holococos.sjdr.com.br/tecnologia/sinal-digital-e-analogico-explicados/
ResponderEliminar