Basicamente, um computador é uma máquina ou conjunto de dispositivos mecânicos, electrónicos e electromecânicos, capazes de processar informação. A estrutura de um sistema informático pode ser vista, de forma simplificada, como consistindo em: Um processador ou unidade central de processamento; Dispositivos de entrada ou de input; Dispositivos de saída ou de output. Os dados ou informação são introduzidos através de um ou mais dispositivos de entrada ou input, de onde são canalizados para a unidade central de processamento (CPU – “Central Processing Unit”) e, daí, os resultados poderão ser enviados para dispositivos de saída ou output. Esta estrutura básica de um sistema informático só fica completa se considerarmos a intervenção de dispositivos de memória ou armazenamento de dados, os quais, normalmente, actuam como dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output (I/O). Um sistema informático não é constituído apenas por dispositivos físicos ou de hardware; para que esse...
As redes ethernet dominam claramente as redes locais, e têm alguma expressão nas redes metropolitanas. Ainda existem redes "Ethernet" a 10 Mbps, actualmente o taxa de transmissão mais divulgada é de 100 Mbps (Fast Ethernet) e especialmente em redes metropolitanas e redes de armazenamento utiliza-se 1 Gbps (Gigabit Ethernet).
ResponderEliminarEmbora actualmente as redes ethernet ainda utilizem "broadcast", a comutação é cada vez mais generalizada, entre outras limitações a utilização de "broadcast" limita fortemente o tamanho de uma rede "ethernet", por exemplo a 100 Mbps o comprimento máximo é de 210 metros. Na realidade as o Gigabit Ethernet apenas funciona em modo de comutação. Os meios físicos de transmissão mais usados são o cobre e a fibra óptica.
Em Rede de computadores, Fast Ethernet é um termo para vários padrões da Ethernet que levam o tráfego de dados à taxa nominal de 100 Mbit/s, contra a taxa de transmissão de 10 Mbit/s da Ethernet original. O padrão mais comum da Ethernet de 100 megabit é o 100BASE-TX (T = Cobre do Par Trançado) sendo apoiado por todos os fabricantes de placa de rede. Fast Ethernet Full duplex também é chamado de "200 Mbit/s" por estar "enganando" a rede com um aumento de melhoria através do uso bidirecional para trafegar dados, mas só será alcançado este padrão se o tráfego for simétrico. Fast Ethernet foi introduzido em 1995 e permaneceu a versão mais rápida de Ethernet durante três anos até ser substituído pelo gigabit Ethernet.
ResponderEliminarUm adaptador de Fast Ethernet pode ser dividido logicamente em um "controlador de acesso de mídia" (MAC) que se trata do endereçamento de hardware da placa de rede e a interface de camada física (PHY). O MAC pode ser unido ao PHY por uma interface paralela síncrona de 4 bits 25 MHz conhecida como MII. Repetidores (Hubs) também são conhecidos por conectar múltiplos PHYs para diferentes interfaces.
Ethernet é uma tecnologia de interconexão para redes locais - Local Area Networks (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI. A Ethernet foi padronizada pelo IEEE como 802.3. A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem tomado grande parte do espaço de outros padrões de rede como Token Ring, FDDI e ARCNET.
ResponderEliminarA redes de área alargada ("Wide Area Network") têm a dimensão correspondente a países, continentes ou vários continentes. São na realidade constituidas por multiplas redes interligadas, por exemplo LANs e MANs. O exemplo mais divulgado é a "internet". Dada a sua dimensão e uma vez que englobam LANs e WANs, as tecnologias usadas para a transmissão dos dados são as mais diversas, contudo para que as trocas de informação se processem é necessário um elo comum assente sobre essa tecnologia heterogénea. Esse elo comum é o protocolo de rede.
ResponderEliminarAs redes Ethernet utilizam o protocolo CSMA/CD para coordenar o acesso ao meio de transmissão. O endereçamento é feito com base numa sequência de 6 bytes (48 bits) habitualmente conhecida por endereço físico, endereço MAC ou endereço “ethernet”. Alguns tipos de rede 802.3 mais antigos (ex.: StarLan) usam apenas dois bytes para endereço físico.
ResponderEliminarFormatos de trama Ethernet
As tramas 802.3 usam um cabeçalho de 14 bytes: 6 bytes para o endereço de origem; 6 bytes para o endereço de destino e mais dois bytes contendo o número de total de bytes de dados transmitidos. Esta soma de controlo permite detectar erros mais graves (por exemplo colisões). Depois dos dados surge o FCS correspondente ao CRC-32, é calculado com base em todos os campos da trama
O Ethernet é uma solução comum para a ligação de computadores à Internet e para a partilha de dados entre computadores. Pode ser utilizado para ligar dezenas de computadores num escritório, ou para ligar simplesmente um modem por cabo doméstico ao seu computador.
ResponderEliminarAs redes Ethernet apresentam uma grande variação em termos de configuração e complexidade. Pode integrar facilmente computadores sem fios, como os que utilizam cartões 802.11 AirPort ou de terceiros, com a sua rede Ethernet com fios. A seguir são apresentados três tipos de redes Ethernet simples que pode criar em sua casa ou no escritório.