Dispositivos de input
Os principais dispositivos só de input são:
· Teclado;
· Rato;
· Caneta óptica;
· Scanner (ou digitalizador de imagens).
Os teclados actualmente mais divulgados têm 101 ou 102 teclas (excepto os portáteis, onde o número de teclas é menor).
A disposição de algumas teclas varia consoante o país ou a língua a que se destina o teclado.
Um teclado liga-se, através de um cabo e de um conector próprio, directamente à motherboard.
Um rato liga-se ao computador da mesma forma que o teclado.
Existem também ratos e teclados sem fios que funcionam por raios infravermelhos.
Nos portáteis, em vez do teclado, utiliza-se uma “trackball” ou “mouse pad”, que têm as mesmas funções que o rato.
Um scanner ou digitalizador de imagens permite captar imagens externas para o interior de um computador, podendo ser apresentados no ecrã e gravados em ficheiros de disco.
Existem dois tipos principais de scanners:
· Scanners de mão, que são deslocados manualmente ao longo da imagem, para efectuarem a respectiva leitura;
· Scanners de mesa, que efectuam a leitura ou varrimento (scan) da imagem pelo seu mecanismo próprio.
· Teclado;
· Rato;
· Caneta óptica;
· Scanner (ou digitalizador de imagens).
Os teclados actualmente mais divulgados têm 101 ou 102 teclas (excepto os portáteis, onde o número de teclas é menor).
A disposição de algumas teclas varia consoante o país ou a língua a que se destina o teclado.
Um teclado liga-se, através de um cabo e de um conector próprio, directamente à motherboard.
Um rato liga-se ao computador da mesma forma que o teclado.
Existem também ratos e teclados sem fios que funcionam por raios infravermelhos.
Nos portáteis, em vez do teclado, utiliza-se uma “trackball” ou “mouse pad”, que têm as mesmas funções que o rato.
Um scanner ou digitalizador de imagens permite captar imagens externas para o interior de um computador, podendo ser apresentados no ecrã e gravados em ficheiros de disco.
Existem dois tipos principais de scanners:
· Scanners de mão, que são deslocados manualmente ao longo da imagem, para efectuarem a respectiva leitura;
· Scanners de mesa, que efectuam a leitura ou varrimento (scan) da imagem pelo seu mecanismo próprio.
Tipos de teclado.
ResponderEliminarNo uso normal, o teclado é usado para digitar texto em processadores ou editores de textos, correio eletrônico, planilha eletrônica ou qualquer aplicação que tenha por função da tecla é a entrada manual de dados por digitação.
Em computadores modernos a interpretação na hora de teclar é deixada, geralmente, ao software. Teclados modernos distinguem cada tecla física de todo outro e informa todos os comandos e liberações ao software controlando. Esta flexibilidade não é levada freqüentemente como vantagem, por exemplo, se tecla shift esquerda é usada, a do direito é sujeitada junto com outro caráter.
Comandos
Um teclado também é usado para comandos em um computador. Um exemplo famoso no PC é a combinação Ctrl+Alt+Del - teclas Control, Alt e Delete pressionadas simultaneamente. Nas versões atuais de Windows, isto expõe um cardápio, inclusive com opções para controlar as aplicações atualmente correntes e desligar o computador, entre outras coisas. No MS-DOS e em algumas versões mais antigas de Windows, executa-se o Ctrl+Alt+Del para reiniciar o computador. No Linux, pode ser programado pelo administrador para executar algum comando determinado, como um simples LOGOUT ou mesmo desabilitado para evitar acidentes, porém o uso principal continua sendo o de reiniciar a máquina. Quando se usa o teclado virtual e as teclas Ctrl+Alt estão pressionadas, pode-se usar as opções que ficam no canto dos botões.
Jogos
Um teclado é um dos métodos primários de controle em jogos de computador. Por exemplo, as teclas de seta ou um grupo de letras que se assemelham ao padrão das teclas de seta, como WASD (teclas W, A, S, D), podem ser usados para movimento de um personagem do jogo.
Em jogos, muitas teclas podem ser configuradas de acordo com a preferência do usuário. Teclas com letras do alfabeto também executam, às vezes, ações que começam com aquela letra. O teclado é menos ideal quando muitas teclas são pressionadas simultaneamente. Como os circuitos são limitados, só um certo número de teclas serão registradas por vez. Um exemplo óbvio disto é o bloqueio fundamental. Em teclados mais velhos, devido ao desenho do circuito, apertando simultaneamente às vezes três teclas resulta em um comando. Teclados modernos impedem que isto aconteça bloqueando a 3ª tecla em certas combinações fundamentais, mas enquanto isto previne o aparecimento de teclas de fantasmas, também significa que quando duas teclas estiverem simultaneamente pressionadas, muitas das outras teclas no teclado não responderão até que uma das duas teclas pressionadas seja solta. São projetados teclados melhores de forma que isto raramente acontece em programas de escritório, mas permanece um problema em jogos igual em teclados caros, devido à configuração de comando com teclas freneticamente diferentes em jogos diferentes.
A minicomputer (colloquially, mini) is a class of multi-user computers that lies in the middle range of the computing spectrum, in between the largest multi-user systems (mainframe computers) and the smallest single-user systems (microcomputers or personal computers). The class at one time formed a distinct group with its own hardware and operating systems, but the contemporary term for this class of system is midrange computer, such as the higher-end SPARC, POWER and Itanium -based systems from Sun Microsystems, IBM and Hewlett-Packard.
ResponderEliminarMICROS COMPUTADORES
ResponderEliminarO computador já ultrapassou a destinação empresarial, de trabalho em rotinas de controle de estoque ou cadastro. Seu uso hoje é comum em escolas públicas e nos lares de classe média, em atividades de lazer e pesquisa. É também ferramenta para as tarefas do dia a dia, auxiliando inclusive no controle do orçamento doméstico. O PROCON-PBH elaborou esta cartilha para ajudá-lo na aquisição do seu equipamento de informática.
Um gabinete do tipo "torre" com design moderno. Possui DVD-ROM, drive de CD-RW e drive de disquete. Os painéis em cinza são capas que podem ser removidas para se colocar novos drives. O botão de ligar ("power") fica na direita, ao lado do drive de disquete.O gabinete, torre de computador ou caixa de computador (não confundir com CPU), é uma caixa, normalmente de metal, que aloja o computador. Existem vários padrões de gabinete no mercado, sendo que os mais comuns são AT e ATX. O formato do gabinete deve ser escolhido de acordo com o tipo de placa-mãe do micro.
ResponderEliminarComputador doméstico é a designação amigável da segunda geração de microcomputadores (o termo técnico que até então era usado), tendo seu uso sido iniciado em 1977 e tornando-se comum durante a década de 1980.
ResponderEliminarO computador doméstico tornou-se disponível para o público em geral devido a produção em massa dos microprocessadores e, como seu nome indica, tendia a ser utilizado nos lares, em vez do contexto indústria/negócios. O nome também assinala a diferença para a primeira geração de microcomputadores (de 1974-75 em diante), que atendia principalmente aos interesses de engenheiros e hobistas habilidosos em trabalhos de solda, visto que eram freqüentemente vendidos como "kits" para montagem pelo utilizador. O uso do termo "computador doméstico" praticamente desapareceu em fins da década de 1980 nos E.U.A. e no Brasil, ou no princípio dos anos 1990 (na Europa). Explica-se isto pela ascensão dos modelos de computador pessoal compatíveis com o IBM-PC (que não são cobertos por este verbete), e a consequente preferência pelo uso do termo "PC" em vez de "computador doméstico".
O esquema básico da arquitetura de microcomputadores não tem mudado muito, desde seus primórdios quando era vendido como kit de montagem. As mudanças consistiram muito mais em aumento de sua velocidade de processamento (clock, frequência, MHz) e da capacidade de memória (MBytes) - o primeiro IBM PC de 1981 tinha 640 KBytes de memória e velocidade 4,77 MHz, em 1999 os modelos PC típicos têm 64 MBytes e chegam a 500 MHz, ou seja, desempenho 100 vezes maior nos dois casos. Mas se compararmos a arquitetura de ambos veremos uma "aumentação", não uma revolução (o termo "aumentação" descreve melhor as terríveis gambiarras feitas para manter a compatibilidade com a antiga arquitetura).
ResponderEliminar1-1 esboço da arquitetura de um microcomputador
A figura 1-1 apresenta um esboço, bem superficial e para primeira abordagem, da arquitetura de um microcomputador. Basicamente temos um estágio "cérebro" do sistema - o microprocessador - controlando periféricos . Os dados são armazenados na memória principal semicondutora (composta por CIs), onde o microprocessador e periféricos podem gravar (escrita) ou ler (leitura); alguns periféricos, como o HD e o disquete, também funcionam como memória. Circuitos especiais denominados interfaces adaptam os sinais entre os estágios, em especial entre o microprocessador e os outros estágios; estas interfaces são padronizadas por instituições públicas e privadas, e os periféricos a serem instalados devem ser compatíveis com elas.
Alguns conectores de expansão são deixados vagos para que o usuário instale ali os periféricos que preferir. Entretanto o conector segue o padrão de alguma interface e o periférico a ser instalado deve ser compatível com ela. Periféricos indispensáveis ao sistema - como teclado (keyboard), mouse, modem - têm tratamento especial pelo microprocessador, inclusive instruções mais curtas e rápidas, e interagem com ele através de portas IO, que podem ser serial/COM ou paralela/LPT.
O monitor de vídeo, para desempenho adequado, precisa receber grande número de dados a velocidade muito alta. Para tanto ele é ligado ao microprocessador através de uma interface especialmente projetada para ele (o SVGA é o padrão universal, existindo outros mais incrementados mas compatíveis com ele). O controlador de vídeo recebe os sinais da interface e executa o processamento independente do microprocessador central, evitando que ele perca muito tempo com o vídeo.
As várias marcas de microcomputadores têm arquiteturas bastante parecidas, apresentando praticamente os mesmos estágios e CIs. Assim, basearemos nosso estudo sobre um deles - o DESKPRO da COMPAQ - e sempre que necessário apresentaremos opções e particularidades de outras marcas. Observe que não se trata de um estudo particular sobre o DESKPRO, apenas ele é tomado como exemplo a ser generalizado.