Dispositivos de output

Os principais dispositivos só de output são:
· Monitor;
· Impressora;
· Plotter (ou traçador gráfico);
· Videoprojector (ou projector de imagens de computador);
· Placa de som.
Os monitores de vídeo dos computadores evoluíram desde os monocromáticos de baixa resolução até ao actual padrão Super VGA (Video Graphics Array), que possui uma resolução igual ou superior a 1024 por 768 pixels (pontos do ecrã) e uma gama potencial de cores que pode ir até vários milhões.
A formação das imagens no ecrã de um computador é um processo complexo. A informação começa a ser codificada em sinais digitais (bits – zeros e uns), ao nível do processador e da RAM (eventualmente, também do disco). Antes de passar ao monitor, a informação respeitante à imagem tem de passar por uma placa gráfica – que se liga à motherboard através dos seus slots de expansão. É nesta placa que se encontra o conector ao qual se liga o cabo do monitor. Da placa gráfica, a imagem passa então para o monitor. A imagem não é formada toda ao mesmo tempo, mas através de um varrimento muito rápido da superfície do ecrã, ponto por ponto (pixel por pixel) e linha por linha.
As impressoras são dispositivos de output indispensáveis sempre que se pretende passar para o papel o resultado de um trabalho que se faz no computador, uma imagem ou o conteúdo do ecrã, etc.
Existem impressoras de diversos tipos:
1. Impressoras matriciais;
2. Impressoras de jacto de tinta;
3. Impressoras laser.
As impressoras matriciais funcionam através de uma cabeça que contém um conjunto de agulhas (9 ou 24, conforme a qualidade da impressora); são essas agulhas que imprimem pontos contra o papel, através de uma fita impregnada de tinta.
O resultado da impressão (quer se trate de caracteres, quer de imagens) é um conjunto de pontos – matriz de pontos (daí o nome de matricial).
Estas impressoras matriciais ou de agulhas são, comparativamente com as laser ou as de jactos de tinta, muito mais lentas e barulhentas. A qualidade da impressão é baixa, sobretudo nas impressoras de 9 agulhas; nas de 24 agulhas, essa qualidade é consideravelmente melhor.
A sua principal vantagem é a de conseguirem os mais baixos custos por folha impressa, graças ao baixo preço das fitas e à possibilidade de poderem imprimir muitas folhas com a mesma fita.
As impressoras de jactos de tinta funcionam com base num dispositivo que projecta jactos de tinta contra a folha de papel, através de uma cabeça com um circuito electrónico específico.
Estas impressoras são bastante silenciosas e medianamente rápidas. Em geral, são mais baratas do que as impressoras laser.
As impressoras laser funcionam, como a sua designação indica, com base na tecnologia laser.
São as impressoras mais rápidas. Em contrapartida, são dispendiosas, quer no preço, quer na manutenção e consumíveis.
Existem impressoras laser a cores, mas, as monocromáticas são bastante mais acessíveis.
As plotters ou traçadores gráficos são dispositivos de output destinados a imprimir grafismos em que é exigida elevada precisão e rigor.
Um videoprojector ou projector de imagens de computador é um dispositivo que se liga ao computador através da saída do monitor para projectar num ecrã externo as imagens do computador. Serve para fazer a apresentação de um tema numa conferência ou numa aula, a exposição de um produto, etc.

Comentários

  1. São dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída (no inglês input/output - I/O). Por outras palavras, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador


    Monitores:
    Um monitor de vídeo, ou simplesmente monitor, é um dispositivo de saída do computador que serve de interface visual para o usuário, na medida que permite a visualização dos dados e sua interacção com eles.
    Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Actualmente, essas tecnologias são três: CRT, LCD e LED. À superfície do monitor sobre a qual se projecta a imagem chamamos tela, ecrã ou ecrã

    ResponderEliminar
  2. Impressora:
    Uma impressora ou dispositivo de impressão é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação.
    Herdando a tecnologia das máquinas-de-escrever, as impressoras sofreram drásticas mutações ao longo dos tempos. Também com o evoluir da computação gráfica, as impressoras foram-se especializando a cada uma das vertentes. Assim, encontram-se impressoras optimizadas para desenho vectorial e para rastear, e outras optimizadas para texto.

    ResponderEliminar
  3. Um projetor de vídeo processa um sinal vídeo e projeta a imagem correspondente em uma tela da projeção usando um sistema de lentes. Todos os tipos de projetores de vídeo utilizam uma luz muito brilhante para projetar a imagem, e os mais modernos podem corrigir inconsistências como curvas, borrões e outras através de ajustes manuais. Projetores de vídeo são usados principalmente para apresentações, conferências, treinamento, e em sistemas de Home theatre.

    Um sistema de projeção de vídeo pode também ser construído em um gabinete com uma tela para projeção na parte de trás para dar forma a um único dispositivo de exposição unificado. Este sistema é popular em home-theatre's.

    ResponderEliminar
  4. Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição.

    ResponderEliminar
  5. Impressora a laser é um tipo de impressora que produz resultados de grande qualidade para quem quer desenho gráfico ou texto, utilizando a tecnologia do laser.

    Esta impressora utiliza o raio laser modulado para a impressão e envia a informação para um tambor, através de raios laser.

    O modo de funcionamento é muito semelhante ao das fotocopiadoras. As impressoras a laser podem imprimir a cor preta.

    O funcionamento das impressoras a laser baseia-se na criação de um tambor fotossensível, que por meio de um feixe de raio laser cria uma imagem eletrostática de uma página completa, que será impressa. Em seguida, é aplicada no tambor, citado acima, um pó ultrafino chamado de TONER, que adere apenas às zonas sensibilizadas. Quando o tambor passa sobre a folha de papel, o pó é transferido para sua superfície, formando as letras e imagens da página, que passa por um aquecedor chamado de FUSOR, o qual queima o Toner fixando-o na página. Cientistas fazem pesquisas para verificar se realmente há o risco da fumaça liberada durante a impressão ser cancerígena ao organismo humano.

    ResponderEliminar
  6. Uma impressora jato de tinta necessita de um número muito maior de pontos por polegada para imprimir, com qualidade semelhante, uma imagem mostrada no monitor de vídeo que tenha um determinado número de pixels por polegada.
    Isso acontece porque a impressora trabalha com pontos formados por até quatro canais de cores (normalmente o padrão CMKY), cada um deles com apenas uma opção de intensidade (quantidade fixa de tinta por canal), enquanto um monitor de vídeo forma um pixel utilizando três canais de cores (RGB), mas cada um deles com 256 níveis de luminosidade diferentes. Sendo assim, o número de cores que podem ser gerados pela impressora em um ponto é 16 (24), enquanto um monitor de vídeo pode gerar 16.777.216 (256³) cores diferentes em um pixel. Algumas impressoras têm a capacidade de variar a quantidade de tinta de cada canal de cor ou ter canais de cores adicionais, mas, ainda assim, haverá muito menos opções que as disponíveis em um monitor. A maioria das impressoras resolve essa limitação utilizando recursos de meio-tom (ou dithering) para simular cores adicionais, necessitando de vários pontos de impressão para obter o mesmo efeito de um único pixel na imagem do monitor (ver ilustração ao lado).

    ResponderEliminar
  7. Uma impressora matricial (português brasileiro) ou impressora de agulhas (português europeu) é um tipo de impressora de impacto, cuja cabeça é composta por uma ou mais linhas verticais de agulhas, que ao colidirem com uma fita impregnada com tinta (semelhante a papel químico), imprimem um ponto por agulha. Assim, o deslocamento horizontal da cabeça impressora combinado com o acionamento de uma ou mais agulhas produz caracteres configurados como uma matriz de pontos. A definição (qualidade) da impressão depende, basicamente, do número de agulhas na cabeça de impressão, da proximidade entre essas agulhas e da precisão do avanço do motor de acionamento da cabeça de impressão. As impressoras mais frequentemente encontradas têm 9, 18 ou 24 agulhas. Embora já sejam consideradas antigas, ainda encontram uso em aplicações, tais como:
    • Impressão de documentos fiscais, devido a possibilidade de imprimir usando papel carbono;
    • Sistemas onde é necessário manter um custo baixo;
    • Grandes volumes de impressão.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Estrutura genérica de um computador

Sistemas monoposto, multiposto e redes de computadores